março 16, 2009

Cultura está virando luxo

Tudo começou quando eu fui até a Discografias do Orkut para fazer um download de uma música bonitinha e me deparei com a notícia do fim da comunidade. Moderadores sofrendo ameaças, posts bloqueados. Fui verificar uma notícia na Folha Online: "Orkut perde sua maior comunidade para troca de músicas".

E tudo em nome do que, dos direitos autorais dos artistas? Não mesmo. Tudo em nome de uma coisinha maldita chamada lucro e outra coisinha que aterroriza qualquer indústria: prejuízo. Ilegal é o que não vai fazer as vendas aumentarem, ilegal é distribuir cultura gratuitamente. Por que eles acham que as pessoas vão atrás de outros meios pra conseguir o CD de sua banda favorita, ou pra conferir um som de uma nova banda? Não é para prejudicá-los, por Deus fãs da música não pensam nisso. Só estamos buscando conhecimento, cultura e algo que parece ilegal, lazer. Sim porque do jeito que se mostra a situação teremos de começar a comprar lazer. E desse modo todos vão parar de escutar música. Pelo menos eu não vou pagar 40 reais por um CD só porque ele lançou semana passada. Os preços estão ficando cada vez mais absurdos! É como se tivéssemos que escolher: comprar um CD ou garantir o almoço da semana. É deplorável o que a ambição pelo lucro faz com as pessoas. Direitos Autorais? Por que não conceder, que seja, a um preço pequeno? A vantagem não está em dispersar a banda, a música, para enfim fazer sucesso e ampliar as vendas? Qualquer tipo de empresa que lide com vendas depende de nós, consumidores. E sabe, quanto mais os preços sobem, mais elas nos afastam do consumo e aguçam nossa criatividade para criar desvios e conseguir o produto de maneira mais econômica. Enquanto eles buscam o lucro, nós procuramos economizar. Vai chegar uma hora que não vai mais dar certo! As empresas vão falir junto aos consumidores.

Desabafo
E qual será o próximo passo? Excluir qualquer site hospedeiro suspeito de conter músicas ou videoclipes? Realmente é a melhor maneira, tentar controlar algo incontrolável? Quer dizer, está se criando uma nova máfia tentando fazer com que os internautas que fazem downloads sejam considerados culpados e tenham que ser punidos por isso? Chega a ser ridículo. Malvadões não são apenas os que pirateiam CDs,são também aqueles que o os vendem por preços inviáveis. Como eu disse no título cultura está virando luxo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Credo, meu comentário ficou enooorme. Sorry! xP

Eu concordo com você em partes!
Tem o lado em que os Direitos Autorais funcionam para que todo o trabalho que foi feito [e teve um custo] possa ser remunerado, ou quando esses D.A. são usados porque algumas [porém não poucas] pessoas, quando usam o produto, não dão o devido crédito, usam ele para lucrar,...
Mas tem o lado em que o download, quando usado de forma correta, acaba funcionando como meio de divulgação do artista/criador, o que é bom pra ele também.
Imagine quantos artistas eu não conheci quando estava procurando sobre alguém que já conhecia, pesquisei e baixei seu(s) produto(s), e virei fã e "consumidora".
Algumas gravadoras tem tentado encontrar ou usar medidas de permitir o download, mas o mais o usal é vender FAIXAS dos álbuns por um custo bem pequeno, em comparação com a venda de um cd. Eu acho justo e prático. O preço é beeem menor, já que eles não tem que gastar com o CD, com energia para gravar, transporte, mão-de-obra, essas coisas, e nós, na maioria das vezes, podemos comprar exatamente o que queremos, já que podemos ouvir CADA UMA das faixas e saber quais queremos ou não [porque nem sempre o álbum INTEIRO é do nosso gosto].
Eu confesso que eu só baixo os “downs free”, mas acho justo a venda.
Acho que devemos nos colocar no lugar dos artistas/produtores/..., e também sermos imparciais quando se trata desse assunto, mas gostei muito de você ter posto esse assunto em pauta.
Ah! Valew pelo coment e pelos parabéns aos meus “queridos”.
Então, eu vou comentar em alguns posts antigos que puder, porque realmente gostei muito deles [e olha que só li os de 2009, até agora!]. Se conseguir achar no seu e-mail ou onde quer que seja [porque os comentários feitos no WordPress aparecem no Painel Principal – não sei no Blogspot], que bom, senão, tudo bem. Mas tudo depende do meu tempo disponível, ok?!
Bjuxx*
DRIK

Anônimo disse...

credo, credo, credo... ficou re-al-men-te GRANDE. Sorry, sorry, sorry! É que eu falo demais [percebe-se pelo tamanho dos meus post, né???!]. Diagnóstico: Hiperatividade Mental! xP
Prometo que vou tentar falar menos da próxima vez, ok?!!! xD
Bjuxx*

Anônimo disse...

Eu acho que você tem razão! Cultura deveria ser algo gratuito mas está virando artigo de luxo. A indústria da música e do cinema são fortes exemplos disso. O objetivo é vender e lucrar independente do que se jogue no mercado. Ainda bem que ainda temos os clássicos.

Fernando Pessoa

"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."