junho 03, 2009

O Farol

Eu quero morar num farol,
amor antigo esse meu,
curiosidade que aflora a imaginação,
diante da imponência próxima,
da pequenez distante,
do medo.
Eu quero morar num farol,
lá deve ter o mais belo pôr-do-sol,
e o melhor espetáculo do anoitecer,
lá as ondas quebram agressiva e carinhosamente
sobre as pedras,
como se as tentasse tirar do caminho
pedindo permissão.
Eu quero morar num farol,
lá tem mar e luz,
eu quero ver o sol e a lua,
de cima do farol.
Eu quero morar num farol,
isolada de tudo,
com histórias pra contar
dos temores e mistérios
daquele grandioso mar.
Eu quero morar num farol,
e cessar essa tristeza,
que vem me acompanhando
e sem querer tira a beleza
De tudo que eu já vi.


***


"O farol é um romance. Um romance iniciado na antiguidade com as fogueiras armadas nos promontorios para o norteio das embarcações de remo e continuando seculos em fóra até nossos possantes holofotes elétricos. Enquanto subsistir no mundo o homem, o romance "Farol" não conhecerá epilogo. Monotono como as calmarias, embrecham-se nele, a espaços, capitulos de tragedia e loucura-pungentes gravuras de Doré quebrando a monotonia de um diario de bordo."

(Conto "Os Faroleiros". Urupês, Monteiro Lobato, ano 1918.)

***


Certa vez um garoto de mais ou menos doze anos ficou parado no fim de sua aldeia de pescadores, a observar uma luz ao longe. "Aquela é a luz de um farol" disseram-lhe. Um farol. Cresceu em seu peito o desejo de se aproximar e descobrir os mistérios que guardava tão imponente protetor dos navegantes. Sentiu medo quando o vento sussurrou-lhe histórias ao ouvido, mas continuou ali ouvindo atentamente. Num súbito aquele pequenino saiu a correr espalhar as boas novas, sobre o distante farol; e os segredos que contara ficariam guardados em seu coração.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc curte msm esse farol... mas eu preciso de mais detalhes p compreender a atração, sabe xp

Mas lógico q por-do-sol e farol combinam perfeitamente *_*

Anônimo disse...

aQue lindo! *-*
Fiquei até emocionada!
Tbm fico encantada com faróis... é tão encantador, fascinante, exótico, deslumbrante, misterioso, e tantas outras coisas imagináveis e inimagináveis.
Espero um dia poder ter o prazer e a sorte de conhecer um pessoalmente!
Bjuxx* linda

Cruel doubt disse...

Eu gosto dos faróis...
Observar o mar em sua grandeza...
Sentir o vento marítimo no rosto...
Observar a lua cheia, refletida no mar...

:P!

Fernando Pessoa

"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."